top of page

VILA DE ITAÚNAS - ES

Um paraíso alucinado cheio de histórias.

Vila antiga de Itaúnas

      Itaúnas é uma vila antiga de pescadores com muitas tradições e de manifestações folclóricas. Aqui o sincretismo é quilombola, presente há 300 anos na cultura local como ópera popular, no Ticumbi, ou mandala dançante, no Jongo. A fé branca também rompe os séculos no teatro zombeteiro do Reis de Boi e na memória ibérica do combate medieval representado no Alardo. Suas Dunas começaram a se formar a mais de 70 anos atrás, devido ao desmatamento à beira praia, onde houve a invasão de uma areia fina de cor branco-amarelada, no qual se formaram dunas com extensão de 5 Km e de 500 metros  para travessia.

            Conta um dos moradores mais antigos que: “de repente a areia começou a chegar na cidade, no início parecia só coisa do tempo, que acabaria logo, mas em questão de dias os moradores da vila abriam suas portas e cerca de 10 cm de areia tinha cobrido a cidade  inteira. Os moradores varriam e varriam e nada da areia sumir, foi então que decidiram construir a vila em outro lugar e aos poucos vimos nossas casas serem cobertas pela areia, que não se sabe de onde veio”

Vila antiga de Itaúnas

PEI - Parque Estadual de Itaúnas

PEI - Parque Estadual de Itaúnas

          É uma unidade de conservação que estende-se pelo litoral desde a foz natural do Rio Itaúnas, na Cidade de Conceição da Barra, até  a divisa entre o Espírito Santo e a Bahia, na foz do Riacho Doce. Circunda pelo menos cinco grandes ecossistemas. Possui dunas com até 40 m de altura que pressionam o Rio e o Alagado tendo ainda o mar invadindo o manguezal. 
         A força dos ventos Nordeste e Sul expande o cinturão de dunas móveis sobre a mata de restinga. 

        A Unidade de Conservação foi criada para promover o reequilíbrio entre os ecossistemas da Região. Quem visita Itaúnas vai ao Parque. Mesmo porque a praia de Itaúnas fica dentro do PEI, mas, os turistas são sempre orientados a serem responsáveis por seu lixo, a não surfar nas dunas e sempre que

possível deixe o carro na pousada. Há também guias

especializados para levar os turistas para caminhar pelas

trilhas, subir o rio de canoa.

Itaúnas Patrimônio Histórico Tombado

Trilhas e Rio Itaúnas

Itaúnas Patrimônio Histórico Tombado
Fauna Nativa de Itaúnas

           A Natureza exuberante dos vários ecossistemas que cercam a Vila é um convite aos aventureiros. Pode-se embrenhar pelas trilhas e descobrir os prazeres deste contato com a Mata Atlântica. As caminhadas pela restinga, permeada de cajus, mangabas ou pitangas levam a gente até a beira-mar. Também se anda por entre árvores mais altas como a alméscar, a gameleira ou o angelim, que abrigam bromélias e cipós adornados de flores multicoloridas. Ao visitante atento é dado o direito, muitas vezes, de avistar sagüis-da-cara-branca, tatus, raposas, teiús e outros bichos. 

           No rio, quem dá show é lontra e onde as águas passam quase paradas, garças, piaçocas e irerês mostram o ar da graça. Nas trilhas do Parque Estadual de Itaúnas  o silêncio faz ouvir a conversa da Mata. É a voz do melro, do tiê e do chauã; da cigarra, da rã e do vento. Há restingas baixas e altas, alagado, duna, mosaico, tabuleiro e praia. Os caminhos para o ecoturista que optar pelas caminhadas passam por diferentes paisagens. 

Trilhas em Itaúnas
Rio Itaúnas Beleza Natural

           O Rio Itaúnas brota aos pés da serra que separa capixabas e mineiros, pouco antes de chegar à Bahia.  Represado pelas dunas, o velho Itaúnas não perdeu a beleza nem a generosidade: dá de comer a muita gente, desde antes de Cabral! Banho não tem melhor. O negrume da água é transparente. Caramelo só na cor, porque o frescor é cristalino. É um mar de água doce tão volumoso, que se resume
em fartura de vida. Nas enormes ilhas flutuantes chamadas por aqui de balseiros,  se refaz renovando a vida. E dá contentamento ao visitante que desfruta  das paisagens deslumbrantes que o rio exculpe com ousadia a cada pôr-do-sol. 

A Praia de Itaúnas

          Alguém já disse que o Nordeste começa aqui. Talvez tenha se inspirado no fato da fronteira com a Bahia ficar a apenas 09 quilômetros, ali no Riacho Doce. Pode ser que a  comparação tenha nascido das semelhanças entre as praias do Litoral Extremo Norte Capixaba e as paradisíacas praias nordestinas. As águas são mornas, o mar arrebenta calmo e, nas marés baixas, pequenas piscinas salgadas relaxam adultos e refrescam crianças de todas as idades. Nos dias ensolarados de verão, com predominância do vento nordeste, o verde marinho domina a paisagem  desde a areia na orla até o azul profundo do mar aberto. E quem se aproveita dessa coragem são as barracas de praia, mergulhando as pescadinhas e peroás no melhor tempero 
capixaba, para a desgutação dos visitantes. É só vir pra conferir! 

Praia de Itaúnas
bottom of page